Saltar para o conteúdo

Robert Michels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Michels
Robert Michels
Nascimento 9 de janeiro de 1876
Colônia
Morte 2 de maio de 1936 (60 anos)
Roma
Cidadania Alemanha, Reino de Itália
Alma mater
Ocupação sociólogo, professor universitário, filósofo
Empregador(a) Universidade de Basileia, Universidade de Marburgo, Universidade de Turim, Universidade de Perúgia
Obras destacadas lei de ferro da oligarquia

Robert Michels (Colónia, 9 de janeiro de 1876Roma, 3 de maio de 1936) foi um sociólogo alemão radicado na Itália.

Michels analisou o comportamento político das elites intelectuais, tornando-se conhecido pela sua obra Sociologia dos partidos políticos (1915).

Michels, nascido de uma rica família alemã, estudou na Inglaterra; Paris (Sorbonne); nas universidade alemãs de Munique, Lípsia (1897) e Halle (1898); e em Turim. Na Itália, ele associou-se ao sindicato rivoluzionario na Itália, sindicato revolucionário italiano, um ramo esquerdista do Partido Socialista Italiano (PSI). Ele deixou os dois partidos em 1907.[1] Ensinou economia, ciência política e sociologia na Universidade de Turim; economia na Universidade de Basileia entre 1914 e 1926; nos seus últimos anos, economia e história das doutrinas na Universidade de Perugia.

Desencantado com a falta de democracia interna no partido, analisou na sua obra mais conhecida a "lei de ferro da oligarquização" nos sindicatos e partidos operários. Nos anos 20 e 30 escreveu sobre nacionalismo, o socialismo e fascismo italiano, o papel dos intelectuais e das elites, a mobilidade social, a história das ciências sociais. Foi por vezes criticado pelo seu tom desiludido em relação à democracia e uma tendência elitista, que o terão tornado conivente com o fascismo italiano.

Apenas a obra mais conhecida de Michels, a Sociologia dos partidos políticos, foi editada em português.

Em Portugal:

  • Para uma sociologia dos partidos políticos na democracia moderna: investigação sobre as tendências oligárquicas na vida dos agrupamentos políticos, Lisboa: Antígona, 2001 [1915].

No Brasil:

  • Sociologia dos partidos políticos, Brasília: Universidade de Brasília, 1982.

Referências

  1. Cook, Philip (agosto de 1971). «Robert Michels's Political Parties in Perspective». University of Chicago Press. Journal of Politics. 33 (3): 777–778. JSTOR 2128281. (pede subscrição (ajuda))